KIEV – A CIDADE HEROICA
Kiev é a maior cidade e capital da Ucrânia, uma dessas cidades que sofreu com a Segunda Guerra Mundial, foi tomada pelos nazistas, bombardeada e teve destruída grande parte da cidade.
Fundada no século V, quase toda destruída no século XX, palco de batalhas que lhe rendeu o título de Cidade Heroica, Kiev ainda tem muito presente os conflitos da sua história. Sua independência foi em 1991, hoje está com os laços estreitados com a Europa, mas seu povo ainda suporta duramente suas crises, como corrupções e conflitos com a Rússia.
UCRÂNIA – MISTURA DO VELHO E DO NOVO
Observamos a carga de história desta enorme cidade visitando muitos monumentos, como o Monastério de São Miguel, com suas linda cúpulas douradas, a Igreja de Santo André e o Prédio do Ministério das Relações Exteriores, além da diferenciada arquitetura stalinista dos seus prédios, que nos apresenta o passado soviético que viveu.
Na Praça da Independência, onde outrora o povo clamava tanto, presenciamos a festa da cidade por sediar o jogo da final da Copa Europa, a Champions League de 2018, são os novos tempos chegando por aqui.
PROFUNDA EXPERIÊNCIA
Estivemos na mais profunda estação de metrô do mundo, a Arsenalna, com 105,5 metros abaixo a terra, nos deliciamos com a comida local e corremos a prova da Kyiv Half Marathon, o que tornou intenso os dias que estivemos por aqui.
Nessa incrível experiência correndo mundo conhecemos uma antagônica cidade, muito bem representada por duas estátuas, a pequena Berehynia, um monumento de orgulho para os ucranianos, que fica na sua principal praça e a controvertida Estátua da Pátria Mãe que, essa sim, traduz muito bem o que sentimos nessa cidade, pois é linda, grandiosa e imponente, mas carrega o peso da sua história e da resistência do seu povo.