DESCOBRINDO A REGIÃO DOS PAISES BÁLTICOS
Conhecemos Riga, na Letônia, que junto com a Lituânia e a Estônia fazem parte dessa região aqui na Europa que chamamos de Países Bálticos.
O seu centro histórico nos remete aos povoados da época medieval, tem uma arquitetura peculiar espalhada pela cidade, edifícios que por si contam suas riquezas e seu período de guerra, como no Mercado Central, que foi estacionamento de zepelim, e a famosa Casa dos Cabeças Negras, que é tão linda quanto o parque com o canal que corta o centro da cidade.
RIGA – UMA CIDADE SINGULAR
Uma marcação octogonal que diz “primeira arvore de natal do mundo, 1510” em oito idiomas diferentes, é o ponto de partida para conhecer Riga, que também nos apresenta ruas com a melhor coleção de construções de art nouveau na Europa, são algumas de suas singularidades.
E também de forma singular, passámos pelas pontes que cruzam o Rio Daugava, pelas igrejas, bibliotecas, museus e pela estátua da liberdade em uma festa de corrida, na Lattelecom Riga Marathon, com muitos participantes e habitantes que nos incentivavam todo o percurso.
UMA CORRIDA PELA HISTÓRIA DA LETÔNIA
A história da Letônia está descrita nas ruelas de Riga, basta olhar as três casas mais antigas, datadas dos sec XV, XVII e XVIII, saber contos engraçadas, como dos gatos no telhado da casa, e dar um passeio relaxante de barco no canal que corta a cidade para se inteirar do ritmo dessa capital.
Correndo mundo conhecemos mais um pais em fase de transição, que está dentro da União Europeia, mas que carrega todas as marcas da dominação que sofreu antes do colapso da União Soviética. Apesar de suas ruas nos mostrar histórias de guerra e comunismo, a sua grande população nos mostra o orgulho que tem da sua evolução histórica, da sua cultura, da beleza dessa cidade e da independência que hoje podem desfrutar por aqui.